CARLA BORGES VAI PILOTAR AERONAVE PRESIDENCIAL DE BOLSONARO
A jundiaiense Carla Borges, de 35 anos é capitão da FAB – Força Aérea Brasileira – e entrou para a história da aviação como a primeira mulher a comandar a aeronave presidencial brasileira, na época do então presidente Michel Temer e agora a militar vai conduzir o presidente Jair Bolsonaro.
Integrante da primeira turma de mulheres no curso de formação de oficiais aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) em 2003, a militar que é apaixonada por aviões desde a infância, tornou-se operacional no comando do Airbus A-319
O rosto da piloto Carla tornou-se conhecido ao estampar reportagens apresentando o protagonismo das mulheres na FAB na área da aviação. Logo após a especialização em Natal (RN), foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), localizado em Boa Vista (RR), que emprega o A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras. O pioneirismo se repetiu ao tornar-se, também, a primeira mulher a chegar à primeira linha da aviação de caça. Em 2011 realizou o voo solo no A-1, avião de caça usado em missões de ataque ao solo.
Em pouco mais de dez anos de carreira, a militar acumulou mais de 1,5 mil horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves.
Diferente do voo em uma aeronave de caça, quando decolava sozinha com o avião armado para as missões de ataque e interceptação, por exemplo, a comandante viaja agora com mais dois pilotos, dois mecânicos, um especialista em comunicações e quatro comissários. Uma configuração básica de tripulação prevista pelo Grupo de Transporte Especial (GTE). Criado junto com o surgimento do então Ministério da Aeronáutica em 1941, ainda como uma seção de transporte especial no aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, recebeu a denominação de GTE em 1956. Com a transferência da capital federal para Brasília, a unidade também migrou para o Centro-Oeste em 1960 para continuar a atender a Presidência da República.
“A diferença é muito grande. O tipo de voo é diferente. A aviação de caça tem um voo com objetivos diferentes. Na aviação do transporte de autoridades, preza-se mais pela tranquilidade do voo. É muito mais cuidadoso para evitar qualquer tipo de distúrbio, turbulências, para realmente dar conforto para a autoridade, que muitas vezes está trabalhando a bordo. É muito orgulho para qualquer um poder transportar o Presidente da República. É a maior autoridade do País”, diz a capitão.
Antes de embarcar Temer pela primeira vez, ela declarou que “as mulheres das forças armadas representam um papel extraordinário para o país”.
O A-319 presidencial, batizado de “Santos-Dumont”, em uso desde 2005 na FAB tem uma configuração diferenciada que permite mais autonomia, mas é semelhante ao A-319 utilizado na aviação comercial brasileira. “É uma aeronave muito automatizada, então necessita de um estudo muito grande, um preparo, de como funciona cada equipamento, como interage com os demais”, explica a aviadora. Devido aos sistemas embarcados da aeronave, uma das principais funções do piloto é gerenciar o voo.
Seleção
O grupo de pilotos que integra o quadro de tripulantes dessa unidade da FAB é seleto. Para ingressarem, os pilotos são submetidos a um conselho operacional em que participam os chefes dos esquadrões (são três) e das seções envolvidas. De acordo com o Comandante do GTE, Coronel Marcos Aurelio Vilela Valença, para atuar nesta unidade o perfil do aviador precisa atender a determinados requisitos. Além da competência operacional, o comportamento é levado em consideração. “Buscamos pilotos que tenham uma maturidade profissional”, explica o coronel. Normalmente, os aviadores aceitos estão no posto de capitão ou major. Cada integrante pode permanecer por até sete anos neste quadro de tripulantes.
Mulheres na FAB
Em 1982, quando a FAB recebeu a primeira turma feminina, as mulheres eram exceção. Hoje, a presença feminina é uma realidade em praticamente todos os setores: das cabines de aeronaves de combate até o comando de uma organização militar. As mulheres representam 16% de todo o efetivo e já são mais de 11 mil em todas as aviações (caça, transporte, helicóptero, reconhecimento, busca e salvamento, patrulha).
Assim como a Capitão Carla, as primeiras aviadoras formadas pela AFA em 2006 estão na primeira linha de suas aviações.
Fonte: Tudo.com.vc
www.diariopatrocinense.com.br